segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

De volta à ativa (pela trogésima vez)


Não irei ficar papagaiando sobre a falta de post pelos últimos nove meses. A explicação é simples e bem comum à qualquer cidadão com uma rotina pré-estabelecida.

Acontece que sempre vacilei de uma opinião à outra sobre o motivo de manter o blog: arquivo pessoal? entretenimento? informação? opinião?
E pra cada um desses tópicos, sempre achava um argumento contra...

-Arquivo pessoal: se é arquivo pessoal, porque manter ele aberto ao público?
-Entretenimento: cheguei à conclusão de que dificilmente uma pessoa seja induzida a absorver qualquer tipo de conteúdo em que ela já não esteja atrás. Ou seja, ela só acabará aqui se ela estiver atrás de algo que aqui esteja. E mais: qualquer conteúdo aqui exposto, terá mais mil páginas oferecendo a mesma coisa.
- Informação: quando algum assunto novo surge na internê, antes de eu abrir a boca pra falar o que penso, sempre filtro em algumas perguntas (1- é relevante? Se sim, 2- já ouvi em algum outro lugar a mesma opinião que eu iria dizer?)
Opinião: mantendo a mesma linha de raciocínio da informação, eu acrescento mais alguns questionamentos pessoais do tipo: estou apto à opinar sobre isso? eu realmente sei do que estou falando? quanto minha opinião será relevante sobre tal assunto daqui à alguns dias?

Depois de fazer essa meditação sobre a função do blog, eu me vi numa situação em que realmente não tem muita justificativa para acabar com ele (ou manter ele). 

E qual a conclusão disso tudo?

Entre relevância e valor, no momento eu quero manter o blog até onde ele me suprir em coisas simples: distração, expor questionamentos, conteúdos que eu achar importantes, entretenimento que tenha haver com o que eu acredito e vivo, e arquivos pessoais que eu desejar expor à vocês.

Dentro dessa proposta, eu consigo fazer a coisa funcionar sem aquela pressão de produzir conteúdo só por orgulho. Acredito que de toda informação que a gente vê, pouca coisa é absorvida e tem algum valor que não seja apenas o "passar o tempo".

Sendo assim, eu já tenho um ponto de partida. ;) 

À quem lê o blog, eu agradeço a paciência. E vamo que vamo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário