segunda-feira, 13 de abril de 2015

Nova Era (ou Era de Aquário) - um breve estudo.




Seja por um amigo adepto de alguma religião sensacionalista, ou por um conhecido meio 'hipongo', ou ainda aquela tia com medo do mundo atual, certamente você já ouviu falar sobre a Nova Era.

Mas o que é isso, na verdade: Uma religião? Uma filosofia?

Fuçando na internet a gente encontra dezenas, centenas de sites, e cada um diz uma coisa. É triste porquê geralmente eles focam em poucos aspectos da Nova Era. Ou muito positivista ou ao contrário, dependendo de quem fala e de que imagem ele quer passar.

Antes de pesquisar a fundo sobre a Nova Era, eu tinha somente aquela imagem do clipe feliz com uma música até bacaninha e uma ou outra coisa que ouvia sobre o anticristo, nova ordem mundial, etc.

Esse é um estudo resumido, então sinta-se à vontade para acrescentar, discordar ou concordar com o que aqui foi escrito.




NOVA ERA

Há aproximadamente 40 anos, iniciou-se a proclamação de que o Sol mudaria de casa no zodíaco, saindo da constelação de Peixes e posicionando-se na de Aquário. Diz-se que o movimento hippie dos anos 60 foi o início da Era de Aquário, que simboliza a fertilidade e uma renovação vital universal que rompe todas as barreiras. Esse ciclo cósmico da mudança da casa zodiacal é meramente astrológico e ocorre supostamente a cada 2160 anos.

O movimento da Nova Era acredita que a humanidade é influenciada por esta transição astrológica. Afirmam que a própria consciência vive um momento histórico crítico e que a solução está no limiar da era aquariana que trará novos paradigmas (modelos) para a vida e consequente salvação. Podemos, a princípio, afirmar que a Nova Era possui quatro pilares básicos:

1 Falso Modelo Científico - A nova Era justifica suas propostas nas ciências, normalmente simplificando e manipulando o sentido das teorias científicas:

- utiliza-se muito da física, química e astronomia, aproveitando somente o que é de seu interesse.

- defende o holismo ou monismo - este é um conceito que diz que tudo está interligado no universo, acada ato desencadeia todo um sistema de reações. O universo todo é um único organismo

- rejeita a linguagem e o pensamento racionais;

- incentiva as experiências metafísicas, intuitivas, espirituais e irracionais.

2 As Religiões Orientais - A Nova Era valoriza todo tipo de religião oriental e dessas religiões ela utiliza:

- a meditação transcendental e as experiências místicas pessoais (mentalização, projeção, viagens astrais, etc)

- uso do conceito dualista de bem e mal, negativo e positivo (yin e yang) que formam todas as coisas;

- a reencarnação é o principal e mais forte conceito da Nova Era; este conceito é hinduísta, budista e kardecista; através da reencarnação a pessoa aperfeiçoa-se, desenvolvendo seu potencial divino, a iluminação, salvando-se a si própria.

3 A Nova Psicologia - Propõem um novo tipo de psicologia:

- incentivam as experiências de regressão ao ventre e às vidas passadas, experiências fora-do-corpo e morte virtual (falsa morte);

- os estados alterados da consciência são recomendados para experiências místicas;

- o renascimento, após a regressão;

-a canalização, ou contato com os mortes e "espíritos universais" (os médiuns);

Todos esses procedimentos são usados com a intenção de chegar-se ao mais profundo do ser, encontrar o foco da divindade, para que divindade pessoal se manifesta, pois, eles afirmam, nós todos somos deuses.

4 A Astrologia - Resgatam crenças místicas milenares e doutrinas secretas, dando a elas valores e sentidos alterados:

- é utilizada para justificar a "era de aquário", afirmando que a posição dos planetas, estrelas e constelações tem influência sobre a personalidade e vida das pessoas;

- utilizam a magia, o ocultismo, a alquimía, a gnose, fadas, duendes, cristais, cartas, búzios, etc, tudo numa grande mistura de sincretismo religioso.

 Aspectos Doutrinários

1 PANTEÍSMO - A grande unidade do ser é Deus. Deus está em tudo e tudo é Deus (das árvores aos chinelos). Para eles inclusive nós somos deus. Afirmam que fomos realmente criados à imagem e semelhança de Deus e portanto somos iguais a Ele e também somos parte de tudo, pois deus é e está em tudo.

2 TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA - Através de drogas, da regressão, de viagens e de experiências fora-do-corpo, é preciso abandonar todo o seu conhecimento e guiar-se por intuições e mensagens de "mestre do além", a fim de sentir-se em unidade com as forças cósmicas e energias vitais.

3 A PRÓPRIA REALIDADE - Deve-se abandonar toda e qualquer posição crítica, ou de contestação, como leis morais, ou bem versus mal. Cada pessoa deve procurar a seu modo, o aperfeiçoamento, sem regra ou lei que interfira nesse processo.

4 POTENCIAL HUMANO ILIMITADO - Somos todos milagres por acontecer. Tudo pode ser alcançado através da meditação. É necessário abandonar os conceitos de pecado, de finitude humana e de morte eterna, para que se manifeste a divindade interior.

5 CONTATO COM OS ESPÍRITOS - Há uma galáxia de mestres, espíritos, extraterrestres e outros tipos de capacidade de falar e mandar mensagens (por psicografia ou vocalização) através dos canalizadores ( o mesmo que os médiuns)

6 SINCRETISMO RELIGIOSO - A Nova Era prega que deve existir somente uma religião, que será a união de todas as crenças existentes no mundo; por isso reúne em si um pouco de cada religião.

A Manifestação da Nova Era

O Messianismo - A humanidade passa por momentos de crise. Muitas mudanças têm acontecido e numa velocidade difícil de ser acompanhada. As informações são tantas que as pessoas sentem-se perdidas e sem ação. Existe um grande desespero e medo com relação ao futuro. A passagem para um novo século e milênio traz muita especulação. O ambiente de desespero, de medo, de desorientação é propício para o surgimento de mensagens messiânicas ou apocalípticas. A Nova Era propaga que logo virá um messias universal.

Para os judeus, o Messias seria descendente de Davi. A palavra messias significa: ungido, prometido, escolhido, o enviado por Deus para libertar o povo. A comunidade de Qumram, na região do mar Morto, aguardava um messias guerreiro, político, o "Senhor da Guerra". 

A Nova Era crê que Jesus Cristo tenha sido somente um precursor do verdadeiro messias, o Maytrea (nome do messias da nova era) assim também Buda, Maomé, Confúcio etc. O Maytrea é superior a todos. Conforme a crença na NE, esse messias será dominador universal, que consolidará seu novo sistema mundial, centralizado e único. Ele virá como a solução de todos os problemas e dilemas da humanidade.

Nos tempos em que vivemos, essa mensagem é aceita com muita facilidade. As pessoas procuram soluções simples e principalmente desculpas ou fantasias para fugir de seus problemas. A figura de um messias heroico que promete resolver a situação de crise, mesmo que baseado em esperanças irreais, fictícias, ilusórias e irracionais é bem-vindo. São os messias modernos.

As promessas dos messias modernos - As pessoas buscam uma experiência além da realidade, uma fuga, uma transcendência e até uma fantasia. Nesse contexto, os bonequinhos de pano, de palha de milho, pedrinhas coloridas, cristais, chaveiros, velas, perfumes, incensos, itens fabricados por pessoas comuns, adquirem poderes mágicos e secretos, bons fluídos de energias cósmicas.


Ou seja..

A grande promessa é a transformação da vida, o encontro do eu interior, o desenvolvimento do potencial divino de cada pessoa. Se esta utilizar os amuletos, pode conseguir mais dinheiro, afastar mal olhado, ter sorte no amor, realizar viagens espirituais etc. São refúgios para pessoas que não conseguem enfrentar a a realidade; necessitam de fantasias e desculpas para a situação em que vivem; perdem o direito de decidir sobre suas vidas. Os messias modernos prometem soluções mágicas e instantâneas.



Texto retirado do livro Resistindo a Tempestade das Seitas, escrito por Tácito da Gama (Goiânia 2002)

Nenhum comentário:

Postar um comentário